sábado, 12 de março de 2016

Um ano inteiro de homenagens


A bailarina Lilian Mattos vai homenagear o 
bisavô com o espetáculo "EntreLaços"


Em 2016, o capitão Belarmino de Mattos completaria 125 anos de idade. Patrono do jornalismo gonçalense, fundador e incentivador de uma série de instituições que revolucionaram a imprensa, a cultura, o esporte e a sociedade fluminense, o Velho Capitão receberá uma série de homenagens durante todo este ano.
A ideia de homenagear Belarmino de Mattos surgiu em reunião da União de Jornalistas e Comunicadores de São Gonçalo (Unijor-SG) e foi criada uma comissão para planejar e organizar os eventos. O grupo é presidido pela neta de Belarmino, a jornalista Cecilia Mattos, que durante anos chefiou a redação do jornal O São Gonçalo, uma das maiores realizações do capitão.
A programação contará com exposição; apresentação do Ballet Lilian Mattos, dirigido pela bisneta do homenageado; sessões solenes na Câmara de Vereadores e na Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (Aglac); debate; torneio esportivo; e a reinauguração da biblioteca do Colégio Municipal Castello Branco, que leva o nome do jornalista. 
Além da Unijor, fazem parte dessa série de homenagens: Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG); Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (AGLAC); Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo (IHGSG); FFP-UERJ (Grupo de Pesquisa "História de São Gonçalo: memória e identidade"); Liga Gonçalense de Desportos (LGD); TV Ponto de Vista; Jornal Dia & Noite; Ballet Lilian Mattos e Escola de Fotografia Movimento In Foco. 

Relembrando o Capitão
Além de três jornais – A Gazeta de São Gonçalo (1913, com Abílio José de Mattos), O São Gonçalo (1931) e Folha de Itaboraí (1948) –, Belarmino de Mattos também fundou o Tiro de Guerra 555 (1916), a União dos Varejistas (Associação Comercial)(1917), a Associação do Hospital de São Gonçalo (1920, com Luiz Palmier e outros), a Liga Esportiva Gonçalense (1919), o Grêmio Artístico e Literário Gonçalense (1923), a Loja Maçônica Cruzeiro Fluminense (1925), a União Agrícola Fluminense (1928), a União dos Proprietários (1929), a Associação Gonçalense de Esportes Atléticos – AGEA (1931), entre outras.
O jornalista Belarmino de Mattos é patrono em uma escola estadual no bairro Portão do Rosa, em uma biblioteca na Escola Municipal Castello Branco, no Boaçu, em uma biblioteca no Colégio Califórnia, no Centro, e na Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, onde nomeia a cadeira patronímica número 17; além de título legislativo e medalha criados pela Câmara Municipal e concedidos anualmente a cidadãos que se destacaram na cidade.

Programação  
Taça Belarmino de Mattos (25ª Copa da Amizade de Juniores Sub-20, promovida pela Liga Gonçalense de Desportos) - Início no dia 13 de abril, no Campo do Cordeiros FC, em Santa Izabel. 
Missa - 22 de abril, às 19h, na Igreja Matriz de São Gonçalo 
Exposição - De 24 de maio a 5 de junho, na Casa das Artes da Villa Real, em São Gonçalo. 
Sessão solene na Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (Aglac) - 19 de maio, às 19h, na Galeria de Artes do ICBEU, em São Gonçalo.  
Apresentação do Ballet Lilian Mattos - 25 de junho, às 18h, no Teatro Carequinha, em Neves - São Gonçalo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário