sábado, 12 de março de 2016

O Capitão da Copa

Belarmino de Mattos - Presidente da LGD
Mandato de 12.10.1931 a 01.10.1941
Acervo LGD.

Por Marcelo Oliveira*
Quando a gente fala de Copa de futebol, logo vêm à lembrança muitos capitães que marcaram a história do esporte brasileiro. Bellini, Mauro, Carlos Alberto Torres, Dunga e Cafu levantaram as taças de campeões do mundo.
A partir do dia 13 de março, outra copa de futebol imortalizará mais um grande capitão. A Liga Gonçalense de Desportos instituiu a Taça Belarmino de Mattos como premiação oficial da 25ª Copa da Amizade de Futebol de Juniores (sub-20). É mais uma homenagem aos 125 anos de nascimento do jornalista e desportista, conhecido como “Velho Capitão”.
O torneio começa neste domingo (13/3), a partir das 12h, no estádio do Cordeiros FC, no bairro de Santa Izabel, em São Gonçalo. Participam da competição quatro tradicionais equipes do futebol da cidade: Clube Esportivo Mauá, Dom Ricardo Futebol Clube (Santa Izabel), Juventude Futebol Clube (Sacramento) e Expresso Escola de Futebol (Bandeirante).
Para o presidente da Liga Gonçalense de Desportos, José Antônio Machado, a ideia da premiação é homenagear um dos maiores incentivadores do esporte da história de São Gonçalo. “Belarmino acreditava no esporte como forma de desenvolvimento das crianças. Apostava nas modalidades infantis. Tanto que o primeiro torneio que organizou, como presidente da antiga Liga Esportiva Gonçalense, foi um campeonato de ‘dentes de leite’”, explica José Antônio.
A Copa da Amizade
A 25ª Copa da Amizade de Futebol de Juniores (sub-20) começa neste domingo, no campo do Cordeiros, em Santa Izabel, com dois jogos. Às 12h, o Dom Ricardo enfrenta o Juventude. Às 14h, será a vez do Mauá encarar o Expresso.
De acordo com o regulamento, o torneio será dividido em dois turnos. Os vencedores de cada turno decidem o título da competição, e recebem a Taça Belarmino de Mattos.
Justa Homenagem
O capitão Belarmino de Mattos (1891-1970) foi um grande incentivador da criação de instituições esportivas na cidade de São Gonçalo. Ajudou a fundar a Liga Esportiva Gonçalense, em 1919, e a Associação Gonçalense de Esportes Amadores (AGEA), em 1931. Foi o primeiro presidente da LEG, precursora da atual Liga Gonçalense de Desportos (LGD).
*Marcelo Oliveira é jornalista e membro da Comissão "Belarmino de Mattos - 125 anos, Patrono do Jornalismo Gonçalense", da Unijor-SG.

Um comentário:

  1. Finalmente, o esporte gonçalense rende uma homenagem ao seu grande pioneiro e um dos seus maiores incentivadores, que foi o Velho Capitão, jornalista Belarmino de Mattos!
    Se vivo estivesse, estaria ele, com certeza, à beira do gramado, para entregar orgulhosamente essa Taça, tal como "Capitão da Copa", assim nomeado pelo colega Marcelo Oliveira.
    Outras áreas da vida gonçalense também poderiam e deveriam tomar esse tipo de iniciativa, reconhecendo-lhe, embora mais de um século depois, os méritos de alguém que, em seus tempos de outrora, idealizou, lutou e perseverou pelo êxito de tais entidades, movimentos ou reivindicações empreendedoras e dignificantes para o município de São Gonçalo.
    Edson Mattos, jornalista e advogado.

    ResponderExcluir