terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Ah, se eu soubesse!

Antiga sede do jornal Folha de Itaboraí na rua São João.
Óleo sobre tela. Cris Rosa


Por Cris Rosa*

 Lembro-me do Sr. Odyr Barros quando, na minha infância, indo para a escola, sempre o encontrava saindo de sua casa na Rua Castelo Branco, 1444, Centro.

Alto, magro, sério e sempre com uma pasta debaixo dos braços,  lá saía o Sr. Odyr, com passos largos e firmes, provavelmente para mais um dia de trabalho, em seu jornal, para escrever /relatar as notícias as quais são histórias hoje. 

Eu, na minha simplicidade e inocência, jamais poderia imaginar que todos os dias encontrava com alguém tão importante e que representava de forma singular o jornalista não só de Itaboraí, mas de uma época, de uma população. 

Ah, se eu soubesse! 

Tive a oportunidade de vê-lo inúmeras vezes, não só na rua de sua casa, mas também em diferentes eventos, em vários locais, em desfiles, no palanque, na escola...

A Folha de Itaboraí era uma marca da cidade, as referências, as notícias, como eram direcionadas, a diagramação, a forma como era produzida me chamava a atenção, acredito que já era minha essência de artista plástica gritando no meu interior.  

Cresci, me formei e tive a oportunidade de lecionar para seus netos.

É a vida seguindo seu fluxo.

À saudosa pessoa de Sr. Odyr, gratidão por ter feito tanto pela nossa Itaboraí! 


*Cris Rosa é artista plástica. O texto é uma homenagem ao jornalista Odyr Barros  (13/3/1917 - 31/1/2004), diretor da Folha de Itaboraí, jornal fundado por Belarmino de Mattos em 24 de junho de 1948.

65 comentários:

  1. É verdade, Cris! Se nós soubéssemos como que compartilhamos, vivemos tantos momentos com pessoas que vão se eternizar.
    Nossa cidade precisa valorizar mais a cultura e seus filhos ilustres!!
    Parabéns pelo belíssimo texto que nos faz relembrar com tanto carinho do nosso querido jornalista Odyr Barros .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!
    Nossa artista plástica de Itaboraí.

    ResponderExcluir
  3. Bela memória de infância, mas bonito ainda poder retrata-la. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Cris Rosa em sua simplicidade e talento pelas artes,retratando um pouco da nossa história, através do ilustre jornalista Odyr Barros. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Linda homenagem a este ilustre jornalista!!Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Texto de extrema sensibilidade,próprio de uma artista completa e surpreendente . Só orgulho e honra de conviver com esta pessoa incrível.

    ResponderExcluir
  7. Muito linda essa sua homenagem a um grande jornalista! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Lindas memórias e homenagem!

    ResponderExcluir
  9. Bacana o texto, parabéns Cris Rosa!��

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, amiga!! Muito bom relembrar e saudar aos que fazem parte da história da nossa cidade! Lindo texto!🥰❤📃📚

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Cris Rosa ficou uma linda homenagem.

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto representando uma bela homenagem à alguém que contribuiu para um legítimo legado histórico.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Cris pela sua sensibilidade em valorizar as pessoas que foram importantes para nossa cidade.Seu Odyr Barros valorizava todos os a conhecimento. Eu fiquei muito feliz com uma foto antiga do meu avô da exposição da festa da laranja.Era uma grande festa em Itaborai.

    ResponderExcluir
  14. Interessante a reflexão da Cris Rosa, pois podemos conhecer pessoas especiais, que fazem a diferença e nem nos damos conta disto. O jornalista Odyr Barros é um daqueles itaboraiense que nos orgulha e a Cris como sempre com a sua percepção aguçada de artista. É necessário valorizar a nossa terra tão sofrida. Parabéns Cris por está reflexão tão singular.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Cris por tanto talento!
    Te desejo sucesso sempre!💋💋

    ResponderExcluir
  16. TENHO ORGULHO EM PODER FALAR QUE FUI ALUNA DA NOSSA AMADA CRIS Rosa.😍 sempre valorizando as lembranças da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  17. Cris Rosa, um talento nato que divulga trabalhos de outros artistas e nos ensina a dar valor aos artistas locais!! Adoro saber que fui sua aluna e que de alguma forma faço parte da sua história e vc da minha !! Muitas saudades de vc 😍❤️ Te amo 🤩

    ResponderExcluir
  18. Histórias como essa da querida colega,amiga solidária ,que também foi professora de meu filho,no Cenecista Alberto Torres,nos emociona e mostra o valor de uma memória, História da menina que ainda vive na sua autora...
    Simples homenagem,mas por sua singeleza,e de grande valor histórico e educacional,para memória da cidade de Itaboraí e seus filhos,e novos habitantes.
    Parabéns Professora Cris 🌹👏👏👏

    ResponderExcluir
  19. Lindo Cris Rosa! Bela homenagem! Desejo a você tudo melhor. Talentosa demais!!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Cris Rosa pelo lindo texto que valoriza pessoas que foram tão importantes pra nossa Itaboraí. Sei que você, com sua arte também é muito importante pra nossa cidade. Parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo lindo trabalho realizado. Sucesso sempre . Um grande abraço
    , sua arte e as suas obras sempre serão reconhecidas

    ResponderExcluir
  22. Sucesso sempre! Parabéns pelo belíssimo texto.

    ResponderExcluir
  23. Tia Cris e top 👏👏👏👏 Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Que texto interessante!
    Parabéns Cris, vc sempre surpreendendo c/ seus talentos.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo seu talento! Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  26. Seu Odyr era uma pessoa muito simples e solidária a quem tive o privilégio não apenas de conhecer como também de receber em minha casa.
    Ele e meu marido se tornaram amigos, devido ao trabalho em comum que faziam.
    Ele merece muitas homenagens como cidadão itaboraiense, devido a importância histórica de sua atuação na cidade, durante a sua trajetória de vida.
    Cris, parabéns pelo texto que mantém viva a história.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Cris,sempre demonstrando seu amor por essa Cidade através de suas pinturas, e enriquecendo a memória desse povo através desse texto maravilhoso!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns!! Linda homenagem, me fez voltar no tempo!!!

    ResponderExcluir
  29. A Artista Cris Rosa com seu trabalho consegue contar a história de Itaboraí com pesquisa e muito talento.

    ResponderExcluir
  30. Que homenagem maravilhosa,vc é incrível, sucesso Cristiane, que o Senhor Jesus continue te abençoando !!! ✨👏❤️

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Tia Cris!! Cultura tem que ser mais valorizada na cidade, tem tantos filhos ilustres e uma história para ter orgulho.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns Tia Cris, que história maravilhosa. Nossa cidade tem filhos ilustres que devem ser lembrados sempre.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo texto Cris, linda homenagem!👏

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Cris Rosa!! Nossa querida artista plástica talentosíssima!! Linda homenagem !❤

    ResponderExcluir
  35. Você também está fazendo parte da história de Itaboraí, nossa querida artista plástica!!
    Parabéns pela linda homenagem.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns, Minha Querida Amiga! Sucesso! 👏🏼👏🏼👏🏼😘❤️🌺

    ResponderExcluir
  37. Parabéns Cris 👏👏👏👏👏
    Muito merecida essa homenagem.
    Sucesso sempre

    ResponderExcluir
  38. Parabéns, Cris! Está homenagem é muito merecida. Nosso jornalista Sr. Odyr é inesquecível! Ele me conhecia, mas acho que não sabia o meu nome. Quando me encontrava, com aquele olhar único, dizia: como vai menina ou olá menina!

    ResponderExcluir
  39. Parabéns Cris!! Bela homenagem!!😍

    ResponderExcluir
  40. Cris linda homenagem Sr. Odyr era especial demais convivi basstante com essa pessoa tão especial.Levava todo mês a edição de seu jornal para nós.
    Fico imaginando se ele fosse vivo hoje com está nossa política.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo lindo texto, Cris!! Bela e merecida homenagem!!

    ResponderExcluir