domingo, 24 de abril de 2016

Missa em Ação de Graças - Belarmino de Mattos, 125 anos (1891-1970)


Uma missa em Ação de Graças celebrada pelo padre André, na igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, marcou os 125 anos de nascimento de Belarmino de Mattos, completados no dia 21 de abril. O evento ocorreu no dia 22, às 19h, com a presença de familiares e amigos do jornalista. Por motivo de viagem, devido ao feriado prolongado, inúmeras foram as justificativas de ausência de convidados.

Ao fim da missa, a convite do padre André, houve uma breve explanação sobre a vida e a obra de Belarmino de Mattos, feita pelo professor e historiador Rui Aniceto, da FFP-Uerj (Grupo de Pesquisa "História de São Gonçalo: memória e identidade").
Além dos familiares, estiveram presentes à celebração: Josias Ávila, Osmar Leitão Rosa, José Antonio Machado, Rui Aniceto e os jornalistas Jorge Nunes, Adilson Guimarães, Marcelo Oliveira, J. Sobrinho.

Belarmino de Mattos nasceu em Itaboraí, mas viveu em São Gonçalo, onde fundou dois jornais e participou de vários projetos culturais e assistenciais na cidade, como a construção de um hospital e um centro de puericultura, a fundação da sociedade musical Lira Santa Cecilia e do Grêmio Dramático Gonçalense (teatro), entre outros. Faleceu no dia 17 de abril de 1970.


Valter Filgueiras e o ex-prefeito Osmar Leitão Rosa na
leitura dos textos. Foto: Carina Mattos
Familiares e amigos compareceram à missa em ação de graças.
Foto: Adilson Guimarães

Na primeira fila, as netas Cecilia e Luiza, Valter Filgueiras
e Adilson Guimarães. Foto: Carina Mattos


Osmar Leitão, Jorge Nunes, os netos Cecilia e Eduardo, padre André,
Rui Aniceto, Marcelo Oliveira, J. Sobrinho e o presidente da LGD,
 José Antonio Machado. Foto: Adilson Guimarães

Um comentário:

  1. Belarmino de Mattos foi, sem dúvida, um ícone da sociedade gonçalense, estando presente em todos os eventos importantes da nossa Cidade, para mim foi um exemplo do empreendedorismo em nossa terra. Merece todo respeito do cidadão gonçalense, parabéns aos seus parentes e a todos que estão envolvidos nessas homenágens.

    ResponderExcluir