segunda-feira, 22 de abril de 2024

Título de Cidadão Gonçalense concedido a Belarmino de Mattos em 1951


Discurso proferido na sessão solene em 22/09/1951




AGRADECIMENTO


Meus senhores,

Nessa solenidade magnífica e nesse instante de maior júbilo, recebo com
orgulho e desvanecimento, o título de Cidadão Sãogonçalense, com que vem de honrar-me o povo de São Gonçalo através de sua ilustre Câmara Municipal.


Pouco tenho feito para merecer tanto da vossa benevolência e da intenção
afetuosa que manifestais nesse ato como das palmas vibrantes e acolhedoras da minha
recepção neste recinto.


Aqui estou somente para agradecer estes requintes de vossa gentileza que tanto realce dão a minha desvalia, e igualmente, a fortuna de em companhia de Adino Maciel Xavier, Albertina Campos e Luiz Palmier, caber-me também a satisfação de receber de vossas mãos o título máximo com que as cidades distinguem os que mais se destacam em trabalho e dedicação pelo progresso e grandeza de suas instituições.


Agradeço-vos.


Desejo nesta oportunidade dizer do meu reconhecimento a toda a Câmara, e especialmente ao vereador Daniel José de Brito, autor da proposição legislativa que me conferiu o título de cidadão do município de São Gonçalo.


Sou muito penhorado a essa insigne honra que não deve caber à minha pessoa somente, porque só a pode merecer dignamente, a minha terra natal – Itaboraí – berço de homens ilustres que no passado tanto elevaram a pátria, nas letras, na jurisprudência, na administração, na política e na diplomacia. À terra do meu nascimento cabem essas
homenagens.


Creio no vosso apreço à imprensa na sua constante faina pela grandeza do
município e aí está toda a significação dessa homenagem ao jornalista que a representa nesta inesquecível solenidade.


A todos, a minha gratidão.

Belarmino de Mattos


FONTE: Discurso proferido na sessão solene, da Câmara Municipal de São Gonçalo, que conferiu o título de Cidadão São-gonçalense a Belarmino de Mattos, Albertina Campos, Adino Maciel Xavier e Luiz Palmier, do dia 22/09/1951. In: Câmara Municipal de São Gonçalo.
Honra ao mérito. São Gonçalo: s/n., 1955. p. 41-42.


*
Agradeço ao historiador Rui Aniceto Fernandes por disponibilizar sua pesquisa ao blog Jornalista Belarmino de Mattos.

_____________


Folha de Itaboraí noticiou o título de Cidadão Gonçalense a Belarmino de Mattos, fundador do jornal:







Nenhum comentário:

Postar um comentário